Guia Alimentar

O Guia Alimentar para a População Brasileira é um instrumento produzido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Universidade de São Paulo (USP), que objetiva apoiar e incentivar indivíduos e a coletividade a adotares práticas alimentares saudáveis, ao mesmo tempo em que busca subsidiar políticas, programas e ações que visem a incentivar, apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população. 

 

Este Guia traz 10 passos para uma para uma alimentação adequada e saudável, a saber:

Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados.

1.

Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades

2.

Limite o consumo de alimentos processados

3.

Evite alimentos ultraprocessados, que são aqueles que sofrem muitas alterações em seu preparo e contêm ingredientes que você não conhece

4.

Coma regularmente e com atenção. Prefira alimentar-se em lugares tranquilos e limpos e na companhia de outras pessoas

5.

Faça suas compras em locais que tenham uma grande variedade de alimentos in natura. Quando possível, prefira os alimentos orgânicos e agroecológicos

6.

Desenvolva suas habilidades culinárias. Coloque a mão na massa, aprenda e compartilhe receitas

7.

Planeje seu tempo. Distribua as responsabilidades com a alimentação na sua casa. Comer bem é tarefa de todos.

8.

Ao comer fora, prefira locais que façam a comida na hora.

9.

Seja crítico. Existem muitos mitos e publicidade enganosa em torno da alimentação. Avalie as informações que chegam até você e aconselhe seus amigos e familiares a fazerem o mesmo.

10.

Nossa contribuição tangencia vários dos passos indicados, especialmente na recomendação de que o consumidor seja crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais, seja no incentivo para que se coloque atenção na qualidade nutricional do alimento.

 

Desde 2018, o Põe no Rótulo participa do grupo de trabalho que revisa o Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 Anos, representando especialmente a voz da população que convive com alguma necessidade alimentar especial, como alérgicos e celíacos.

  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Twitter
  • Ícone branco do Instagram

© 2014 Põe no Rótulo.

Todos os direitos reservados.