Nossa história

A história do Põe no Rótulo começou com mães se unindo pela saúde de seus filhos e filhas, cidadãs em busca de informações, mulheres trabalhando pela implementação de direitos, profissionais mobilizadas para transformar a realidade. 

 

Juntas, trabalharam para aumentar a conscientização sobre as alergias alimentares e ajudaram a mudar a legislação de rotulagem de alimentos no Brasil, que passou a incluir a obrigatoriedade do destaque dos principais alergênicos nos rótulos dos alimentos industrializados – a RDC nº 26/15 aprovada pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. 

A aprovação da legislação de alergênicos em junho de 2015 representou um marco na vida das pessoas que convivem com alergia alimentar e também foi um momento muito significativo na história da regulação de alimentos no Brasil, uma vez que contou com a participação ativa de cidadãos e cidadãs em todas as etapas do processo de construção da legislação. 

Com o tempo, percebeu que sua contribuição poderia (e deveria) ir além da rotulagem de alergênicos. Afinal, todos devem ter o seu direito à alimentação respeitado, inclusive no que se refere à necessidade de que as informações contidas nos rótulos sejam legíveis, compreensíveis e que não induzam o consumidor a engano. 

A partir de 2019, as ações que se relacionam à conscientização sobre alergia alimentar passaram a ser desenvolvidas sob a denominação de Alergia Alimentar Brasil, iniciativa conduzida pela mesma equipe e que tem por missão ampliar a conscientização sobre o assunto e avançar na conquista de políticas públicas que ampliem a segurança e inclusão das pessoas que convivem com alergia alimentar.

  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Twitter
  • Ícone branco do Instagram

© 2014 Põe no Rótulo.

Todos os direitos reservados.