top of page
  • Foto do escritorPõe no Rótulo

Para 2020, espera-se transformação!

Nos últimos dias 30 e 31 de janeiro, aconteceu o Horizonte 20, evento produzido pela Tacta Food School, que contou com palestrantes de diversas áreas e formações e que trazia como mote a pergunta "o que 2020 reserva para o mercado de alimentos?".




Foram diversas as contribuições e provocações, mas, olhando especificamente para o tema da rotulagem de alimentos, 2 palestras chamaram a atenção:


Dafne Didier, que apresentou suas considerações sobre a proposta de revisão dos requisitos de rotulagem nutricional, reforçou a importância de que a sociedade como um todo participe deste tipo de consulta - o que foi reforçado mais adiante pela Dra. Thalita Antony de Souza Lima, Gerente Geral de Alimentos da GGALI da Anvisa. Ao final deste bloco de apresentações, houve uma rodada de perguntas, mediada por Cecilia Cury, fundadora do Põe no Rótulo, a quem coube esclarecer alguns pontos da rotulagem de alergênicos em alimentos, que acabou sendo objeto de questionamento.


Em sua fala, Dra. Thalita Antony de Souza Lima, Gerente Geral de Alimentos da GGALI da Anvisa, trouxe algumas considerações sobre a Agenda da Agência para o ano de 2020, que inclui o enfrentamento da revisão dos requisitos de rotulagem nutricional e geral - em processos autônomos - e deve enfrentar também a rotulagem dos produtos (ditos) integrais.


Como conclusão, a Dra. Thalita trouxe uma importante reflexão da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) sobre o futuro da alimentação, que resulta na necessidade de "transformar o modo pelo qual nós produzimos, ofertamos, consumimos e pensamos a respeito dos alimentos".


É isso! É hora de revermos a nossa relação com o alimento e, para que a transformação seja profunda e efetiva, a mudança deve incluir a escuta (e, portanto, uma maior participação) da sociedade em todas estas etapas.

95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page