top of page
  • Foto do escritorPõe no Rótulo

Passagem de Marion Nestle pelo Brasil

Marion Nestle, professora emérita da Faculdade de Nutrição, Estudos Alimentares e Saúde Pública da Universidade de Nova York e que também é professora visitante no curso de Ciências Nutricionais de Cornell, é autora de diversos livros, como o Food Politics e o Soda Politics, nos quais apresenta a sua avaliação sobre as estratégias da indústria de alimentos para defender os seus interesses na formulação de políticas públicas.


Em sua passagem pelo Brasil, Marion Nestle esteve em 3 cidades (Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro), nas quais apresentou a sua avaliação sobre o impacto que o financiamento de pesquisas por parte da indústria de alimentos tem causado, resultando em distorções no uso de estratégias de marketing na publicidade de alimentos e interferência na definição de políticas públicas, incluindo a regulação de rotulagem.


Em seu livro recentemente traduzido para o português, afirma não ser fã das alegações de saúde, "pois estas pertencem ao marketing, e não à ciência" (Nestle, “Uma verdade indigesta: como a indústria de alimentos distorce a ciência sobre o que comemos”, 2019, p. 115) e, por tal razão, tem colocado luz neste assunto, recomendando que a análise de qualquer pesquisa relacionada ao tema alimento ou alimentação seja feita em conjunto com a avaliação da fonte de recursos para a pesquisa.

Com isso, ao lado da recomendação que sempre fazemos aqui sobre leitura atenta dos rótulos, incluindo a lista de ingredientes, fica a sugestão para que a consulta às pesquisas cientificas também inclua a leitura atenta da lista de financiadores para não cairmos em ciladas.

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page